Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS PERIGOSOS PARA CÃES E GATOS


Muitas pessoas não resistem ao olhar de pidão de seus cachorros e oferecem ao animal um pedacinho do que estão comendo. Na maioria das vezes, os agrados são inofensivos. 

“A domesticação praticamente adaptou o cão à dieta humana. Em comparação com o homem, o cachorro só precisa de um pouco mais de proteína e menos de carboidrato”, diz o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Unesp. Massas, pães, carnes e boa parte das frutas e legumes não fazem mal ao bicho. No entanto, há algumas comidas prejudiciais à saúde canina. Chocolate, uva e leite são exemplos que podem causar problemas como diarreia, insuficiência renal e parada cardíaca.
Segundo a veterinária Ane Amaral, professora da UFSM, o cachorro não é muito seletivo nas escolhas alimentares e, para piorar, come compulsivamente. O cão ingere praticamente qualquer alimento oferecido a ele, característica que contribui para o sobrepeso. “A obesidade pode ser o agente complicador de doenças respiratórias e cardiovasculares. Cabe ao dono controlar as comidas e o tamanho das porções’’.

Vejamos agora alguns dos alimentos que devem ser evitados na alimentação dos cães.

Resultado de imagem para cachorro e chocolate

1 – Chocolate
O cacau possui uma substância chamada teobromina, que estimula o sistema nervoso e aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. "Em cachorros, o alimento pode causar uma parada cardíaca ou uma convulsão".

2 – Leite
Por volta dos 40 dias de vida, o cão já desenvolveu dentição para ingerir alimentos sólidos e não precisa mais de leite. Se a bebida deixar de ser oferecida ao animal, a lactase intestinal, enzima que digere a lactose, se tornará inativa e perderá a capacidade de digestão. Caso o animal tome leite depois de adulto, poderá ter diarreia.

3 – Alho e Cebola
O alho e a cebola têm, respectivamente, dissulfeto de alipropila e alicina. Essas substâncias oxidam as células vermelhas e levam à destruição da hemoglobina. "A hemoglobina dos cães se oxida mais facilmente do que a dos humanos. O animal pode desenvolver anemia se consumir comidas temperadas com alho e cebola.’’

4 – Produtos com cafeína
A cafeína presente em refrigerantes faz mal aos cães. Assim como o chocolate, a substância acelera os batimentos cardíacos e estimula o sistema nervoso. Como consequência, o cachorro pode sofrer uma parada cardíaca ou uma convulsão.
5 – Ossos
Ossos de todas as origens — principalmente os ocos por dentro, como os de galinha — são perigosos para cachorros. Eles possuem farpas que podem machucar a mucosa do esôfago, estômago ou intestino, além de obstruir algum desses órgãos. "Em termos nutricionais, o osso é desnecessário para o cão. Para agradar o bicho, é melhor oferecer aqueles industrializados, próprios para cachorros".

Outros alimentos perigosos

·      -  Carne crua (pode acontecer contaminação por bactérias e verminoses)
·       -  Pipoca (pode acarretar em asfixia, principalmente em cães pequenos, e pelo alto teor de sal e outros corantes presentes)
·        - Doces ( possuem xilitolsubstância responsável pelo aumento de insulina no organismo e no cão pode levar à insuficiência hepática. Sem falar nas cáries e obesidade)
·        - Frutas como uvas e uva passas, abacate e talos de maçã.
 Resultado de imagem para cachorro e frutas
Para os gatos, a recomendação não é muito diferente, com acréscimo de alguns alimentos e cuidados. A ração, seca ou molhada, é a melhor opção à alimentação do gato. “Comidas ingeridas por humanos dificilmente oferecem todos os aminoácidos que o gato precisa, como a taurina, essencial à saúde cardíaca do bicho”, explica Wagner Luis Ferreira. “Mas agradar o gato de vez em quando com petiscos inofensivos, como iogurte e atum, não faz mal”.

Vamos aos alimentos perigosos para os felinos:

1 – Ração para cachorro
Esse deve ser o erro mais comum entre donos de cães e gatos. Pelo fato dos animais viverem juntos, às vezes gatos se interessam pela comida do cachorro, e vice-versa. Cães e gatos têm necessidades nutricionais diferentes. Gatos, por exemplo, precisam de mais proteína que os cachorros. Além disso, diferente dos cachorros, os gatos não conseguem converter vários precursores alimentares em aminoácidos e vitaminas.
Apesar da ração de cachorro não ser tóxica para os gatos, se forem alimentados por muito tempo com elas, eles certamente desenvolverão deficiências nutricionais, o que causará diversos problemas de saúde, e até a morte.

 2 – Ossos
Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações. O osso é um alimento mineral que eleva a concentração de sais minerais, como o cálcio, na urina. Gatos costumam beber pouca água, e por isso estão mais propensos a ter problemas urinários. Com o consumo de minerais contidos nos ossos, estes problemas podem se agravar.

3 – Leite
Gatos filhotes de até 45 dias de vida toleram bem o leite de vaca. Porém, depois disso, o leite pode ser bastante prejudicial, pois a lactase, enzima que digere a lactose do leite, se torna inativa, o que pode causar diarreia e vômito. Além disso, por ser rico em cálcio, o leite também pode contribuir para a formação de pedras nos rins.
Imagem relacionada
4 – Café e Chocolate
Assim como nos seres humanos, o café estimula o sistema nervoso central dos gatos. Para eles, a cafeína funciona como um diurético e causa a desidratação. Os sintomas de intoxicação da cafeína incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares e convulsões. O chocolate contém cafeína, eles contêm teobromina, que pode intoxicar e até ser letal.
5 – Pão e Massas
Seres humanos precisam de carboidrato, que é o que nos dá energia. Já os gatos não precisam desse nutriente para obter energia, o que conseguem por meio de outro processo, chamado de neoglicogênese, que consiste na formação de aminoácidos a partir da quebra de moléculas de proteína. Por isso, oferecer pão ao seu gato pode deixá-lo acima do peso e nada saudável.
Outros alimentos perigosos:
- Frutas como uvas e abacate (a uva pode causar lesão renal aguda nos felinos; e o abacate contém a toxina “persin”, que afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco dos gatos)
- Alho, cebola e tomate
- Ovo cru
- Plantas e flores (gatos adoram comer plantas, é necessário cuidado, pois há diversas plantas tóxicas, como lírios, samambaias e comigo-ninguém-pode. 
É necessário todo o cuidado com a alimentação dos animais, pois dela se traduz a saúde dos pets. Alguns desses e outros alimentos podem não causar nenhum dos efeitos mencionados no texto, mas é bom evitá-los em excesso, e no caso do chocolate para cães e gatos é preciso evitar completamente, pois o risco de intoxicação é grande.

TEXTO ADAPTADO

FONTE: Alimentos Perigosos para Cães
Alimentos Perigosos para Cães II ;
Alimentos Perigosos para Gatos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIOMETRA: O QUE É E COMO TRATAR

Essa palavra assusta muitos donos de cadelas e gatas pelo mundo todo. É uma doença grave? Sim. A fêmea corre riscos? Sim. A única forma de prevenir a Piometra é castrando o animal. O que é Piometra? A Piometra é uma doença causada por uma infecção bacteriana dentro do útero de cadelas e gatas. Ocorre geralmente durante o diestro, fase do ciclo ovariano dominada pelo hormônio progesterona. A progesterona é o hormônio feminino que atua para manter a prenhez, portando, todas as cadelas normais estão naturalmente expostas a concentrações altas de progesterona de 9 a 12 semanas após o estro (“cio”) . A doença pode acontecer em cadelas com mais de 5 anos e também pode acometer cadelas mais novas que estejam em situação de pós-parto, aborto, após aplicação de medicações para induzir o aborto, pós-cruza e principalmente quando se faz uso do anticoncepcional. Esses fatores também são os causadores da Piometra nas gatas . Como as fêmeas castradas tem seu útero removido, elas não correm ...

ENVENENAMENTO DE ANIMAIS: O QUE FAZER

Envenenamento em cães e gatos é coisa séria e infelizmente, muitas pessoas ainda têm tamanha maldade e acabam deixando venenos espalhados por aí com a única intenção de envenenar e matar cães e gatos. Por isso, evite deixar seu pet à solta para que ele não corra riscos como esses. Não é raro um animal doméstico (cão,   gato, etc.) ingerir um produto que possa causar-lhes   intoxicação. São inúmeros os produtos de uso doméstico que são tóxicos para seu pet. Entre os mais comuns estão: bebidas alcoólicas, amônia, água sanitária,   chocolates , detergentes, fertilizante, lustra-móveis, medicamentos humanos, plantas venenosas, etc. Apesar de todos os cuidados que temos em casa, há ainda os perigos externos e os casos de envenenamento devido ao uso irresponsável de   raticidas. Alguns venenos são potencialmente ou inevitavelmente mortais; outros podem causar danos variáveis e deixar sequelas graves. Os efeitos dos venenos sobre o organismo dependem da dose inge...

NÃO COMPRE, ADOTE!