Pular para o conteúdo principal

PIOMETRA: O QUE É E COMO TRATAR


Essa palavra assusta muitos donos de cadelas e gatas pelo mundo todo. É uma doença grave? Sim. A fêmea corre riscos? Sim. A única forma de prevenir a Piometra é castrando o animal.

O que é Piometra?
A Piometra é uma doença causada por uma infecção bacteriana dentro do útero de cadelas e gatas. Ocorre geralmente durante o diestro, fase do ciclo ovariano dominada pelo hormônio progesterona. A progesterona é o hormônio feminino que atua para manter a prenhez, portando, todas as cadelas normais estão naturalmente expostas a concentrações altas de progesterona de 9 a 12 semanas após o estro (“cio”).
A doença pode acontecer em cadelas com mais de 5 anos e também pode acometer cadelas mais novas que estejam em situação de pós-parto, aborto, após aplicação de medicações para induzir o aborto, pós-cruza e principalmente quando se faz uso do anticoncepcional. Esses fatores também são os causadores da Piometra nas gatas. Como as fêmeas castradas tem seu útero removido, elas não correm o risco de ter a doença.
Como minha cadela ficou com Piometra?
A Piometra em cadelas acima de 5 anos acontece após o cio, não precisa de nenhuma interferência externa. O que acontece é que, quando a cadela entra no cio, a cervix (passagem da vagina para o útero), se abre, para o caso de uma copula (cruza). Com essa abertura maior, apesar de a fecundação ser mais possível, também aumentam as chances de bactérias proliferarem por este canal.
Essas bactérias, quando dentro do útero de uma cachorra saudável, são combatidas pelo sistema imunológico e eliminadas do organismo, porém, uma cadela mais velha, ou que possua algum fator que interfira em sua imunidade, não consegue combater as bactérias, fazendo com que elas se instalem no útero e se proliferem.
Uma vez dentro do útero, as bactérias começam a formar o pus, e daí vem o “pio” do nome da doença. O pus vai preenchendo todo o útero e fazendo-o aumentar consideravelmente. O útero de uma cadela saudável de 10 kg chega a, no máximo, 0,8 cm de largura, já o útero com Piometra pode alcançar até 10 cm de diâmetro, sendo inteiramente preenchido com pus. Um útero com mais de 1,5 cm, neste caso, já está em situação de alerta.
Alguns donos de cadelas e gatas optam por dar injeções anticoncepcionais para evitar gravidez, porém, como são injeções de hormônio, esse método facilita o aparecimento da Piometra nesses animais. Como já dissemos antes, a única maneira de evitar a doença é castrando.

Tipos de Piometra
Existem duas formas de Piometra. Por isso é preciso ficar bem atento:
1) Aberta – a cadela apresenta corrimento purulento (com pus). Normalmente após 2 meses que a cadela teve o cio.
2) Fechada (colo uterino fechado) – não há presença de corrimento, por isso é uma forma mais silenciosa da doença. É o tipo mais perigoso, pois normalmente o dono só percebe a doença quando ela já atingiu um estágio muito avançado.
Sintomas da Piometra
As bactérias que causam a Piometra não se limitam ao útero e começam a passar pela circulação da cadela, causando alterações clínicas em todo o organismo.

– Pus pode ou não escorrer da vagina / vulva (no caso da Piometra aberta)
– Descarga vulvar com líquido espesso, escuro e fétido
– Aumento da sede / aumento da micção
– Alargamento do abdômen como o útero se enche de pus
– Letargia (inconsciência)
– Falta de apetite
– Perda de peso (pois a cadela, estando indisposta, não se alimenta)
– Febre
– Desidratação

Tratamento
É, exclusivamente, cirúrgico. O tratamento clínico com medicações só atingirá as bactérias que estão na circulação, portanto o conteúdo infectado dentro do útero continuará evoluindo, ou seja, será um controle de sintomas, não uma eliminação da doença.
Um protocolo normalmente aconselhado para o tratamento da doença é iniciar com medicações e soro, depois submeter a cadela a uma cirurgia de retirada do útero e dos ovários e, dependendo do pós-operatório, é interessante mantê-la internada por mais algum tempo. A prevenção da Piometra é muito simples: castração dos animais fêmeas. Uma cadelinha castrada antes do segundo cio está 100% imune a adquirir essa doença.

TEXTO ADAPTADO

Imagens: Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tumor Venéreo Transmissível em Cães - TVT

O   tumor venéreo transmissível   (TVT), também denominado tumor de Sticker ou linfossarcoma de Sticker , é uma neoplasia maligna contagiosa que acomete especialmente a genitália externa dos cães. Todavia, pode atacar também, menos frequentemente, cavidade oral, pavilhão auditivo, baço, rins, fígado, pulmões, globo ocular, região anal, pele, faringe, encéfalo e ovários; a ocorrência de metástase é rara (exceto em cães filhotes e imunocomprometidos). O TVT   é mais comumente visto em   cães, de ambos os sexos, sexualmente ativos   em climas tropicais e subtropicais. A doença é transmitida quando os   cães se acasalam (ou se lambendo, mordendo e cheirando nódulos tumorais nas áreas afetadas) e pode ser transmitida a outras espécies de caninos, tais como raposas e cachorros do mato. O tumor tem um   aspecto verrucoso   lembrando uma   couve flor   e   sangra com facilidade . Nos machos, o tumor afeta o   pênis ou prep...

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A ONG SER LUZ

PERGUNTAS FREQUENTES 1.       O que é a Ong Ser Luz? A Ong Ser’Luz foi constituída juridicamente em 2002. É uma Associação Civil de Direito Privado, de caráter social e sem fins lucrativos.  É mantida exclusivamente através de doações por parte da sociedade e/ou atividades visando arrecadação, que são realizadas por parceiros associados, onde todos são voluntários. 2.       Quais as atividades a Ong desenvolve? A Ong Ser Luz resgata cães abandonado e/ou vítimas de maus-tratos, encaminhando-os para triagem veterinária. Após o tratamento indicado, providencia a vermifugação, vacinação (Raiva e Viroses/importadas) e castração, disponibilizando-os para adoção. O cão permanece abrigado no canil da Ong Ser Luz até ser adotado. Também são realizadas ações junto à comunidade com a castração de cães contando com a ajuda de colaboradores. Para manutenção do canil, todos os sábados os associados-voluntários fazem o Bazar da Ong ...

ENVENENAMENTO DE ANIMAIS: O QUE FAZER

Envenenamento em cães e gatos é coisa séria e infelizmente, muitas pessoas ainda têm tamanha maldade e acabam deixando venenos espalhados por aí com a única intenção de envenenar e matar cães e gatos. Por isso, evite deixar seu pet à solta para que ele não corra riscos como esses. Não é raro um animal doméstico (cão,   gato, etc.) ingerir um produto que possa causar-lhes   intoxicação. São inúmeros os produtos de uso doméstico que são tóxicos para seu pet. Entre os mais comuns estão: bebidas alcoólicas, amônia, água sanitária,   chocolates , detergentes, fertilizante, lustra-móveis, medicamentos humanos, plantas venenosas, etc. Apesar de todos os cuidados que temos em casa, há ainda os perigos externos e os casos de envenenamento devido ao uso irresponsável de   raticidas. Alguns venenos são potencialmente ou inevitavelmente mortais; outros podem causar danos variáveis e deixar sequelas graves. Os efeitos dos venenos sobre o organismo dependem da dose inge...