Pular para o conteúdo principal

ENVENENAMENTO DE ANIMAIS: O QUE FAZER


Envenenamento em cães e gatos é coisa séria e infelizmente, muitas pessoas ainda têm tamanha maldade e acabam deixando venenos espalhados por aí com a única intenção de envenenar e matar cães e gatos. Por isso, evite deixar seu pet à solta para que ele não corra riscos como esses.


Não é raro um animal doméstico (cão, gato, etc.) ingerir um produto que possa causar-lhes intoxicação. São inúmeros os produtos de uso doméstico que são tóxicos para seu pet. Entre os mais comuns estão: bebidas alcoólicas, amônia, água sanitária, chocolates, detergentes, fertilizante, lustra-móveis, medicamentos humanos, plantas venenosas, etc. Apesar de todos os cuidados que temos em casa, há ainda os perigos externos e os casos de envenenamento devido ao uso irresponsável de raticidas.
Resultado de imagem para envenenamento de animais
Alguns venenos são potencialmente ou inevitavelmente mortais; outros podem causar danos variáveis e deixar sequelas graves. Os efeitos dos venenos sobre o organismo dependem da dose ingerida e do tempo decorrido desde que foram ingeridos.
Muitas pessoas sugerem receitas caseiras para cortar o efeito do veneno no organismo do animal (como ovo cru batido; água de quiabo; leite, etc.) mas, segundo veterinários, não há comprovação científica que esses métodos realmente funcionem.

SINAIS DE ENVENENAMENTO:
• Salivação (cachorro ou gato fica babando muito);
• Vômito
• Tremores
• Diarreia
• Fraqueza
• Batimentos cardíacos acelerados (taquicardia)
• “Ataques” (Convulsão)
 Resultado de imagem para animal vomitando
MEU CACHORRO/GATO FOI ENVENENADO – O QUE EU FAÇO?
Infelizmente, o veneno pode ter uma ação muito rápida e causar vários danos no organismo do animal. Assim, a forma mais eficaz de tratar o pet é levando-o ao veterinário imediatamente. Se possível, tente induzir o vômito do animal (exceto no caso de ingestão de substancias cáusticas), para evitar que o veneno se alastre.
Veterinários ainda sugerem que se tenha sempre sachês e pastilhas de CARVÃO ATIVADO em casa, que normalmente induz o vômito do animal e ‘’prende’’ as toxinas ingeridas, mas lembram que somente o carvão não faz milagres.

Resultado de imagem para carvão ativado

TRATAMENTO
Nos casos de envenenamento são necessárias medicações injetáveis específicas e algumas vezes internação. A porcentagem de sobrevivência é grande. É óbvio que se o animal ingeriu algum veneno e o socorro foi muito demorado, ele vem a óbito. Quanto mais rápido for o socorro, e menor a quantidade de veneno ingerido, maiores são as chances do animal se salvar.
Caso ocorra um envenenamento doloso com o seu pet ou algum animal próximo, peça um laudo ao médico veterinário, registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, DENUNCIE, pois, além de ser crime de maus-tratos contra os animais, a comercialização clandestina de raticidas é crime com penalidades previstas em lei.


 TEXTO ADAPTADO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIOMETRA: O QUE É E COMO TRATAR

Essa palavra assusta muitos donos de cadelas e gatas pelo mundo todo. É uma doença grave? Sim. A fêmea corre riscos? Sim. A única forma de prevenir a Piometra é castrando o animal. O que é Piometra? A Piometra é uma doença causada por uma infecção bacteriana dentro do útero de cadelas e gatas. Ocorre geralmente durante o diestro, fase do ciclo ovariano dominada pelo hormônio progesterona. A progesterona é o hormônio feminino que atua para manter a prenhez, portando, todas as cadelas normais estão naturalmente expostas a concentrações altas de progesterona de 9 a 12 semanas após o estro (“cio”) . A doença pode acontecer em cadelas com mais de 5 anos e também pode acometer cadelas mais novas que estejam em situação de pós-parto, aborto, após aplicação de medicações para induzir o aborto, pós-cruza e principalmente quando se faz uso do anticoncepcional. Esses fatores também são os causadores da Piometra nas gatas . Como as fêmeas castradas tem seu útero removido, elas não correm ...

NÃO COMPRE, ADOTE!