Pular para o conteúdo principal

MEDICAMENTOS PERIGOSOS PARA ANIMAIS

Se alguns humanos cometem erros ao decidirem quais medicamentos tomar sem consultar um médico, o perigo é ainda acrescido ao receitarem medicamentos para os próprios animais. Os medicamentos para os humanos estão estruturados para o sistema digestivo deles e para atuarem de forma mais eficaz no corpo das pessoas. O sistema digestivo dos cães e gatos, embora muito semelhante ao dos humanos, não funciona da mesma forma.

Os órgãos do sistema digestivo dos cães e gatos não têm capacidade para absorver e sintetizar medicamentos que são utilizados frequentemente para tratar pequenas doenças nos humanos. Para além disso, o peso dos animais varia bastante em relação ao nosso e o risco de sobredosagem é elevado.

Os veterinários relatam os diversos casos de intoxicações e reações contrárias que chegam em suas clínicas depois que os tutores de animais ofertam algum remédio humano, achando que este possa ter o mesmo efeito sob seus bichinhos.
Cuidado! Da mesma forma que um remédio para humanos pode fazer bem ao seu animal, ele também pode matá-lo! Lembre-se que o organismo do animal não é igual ao o ser humano e é neste quesito que se peca. Os remédios para o ser humano, em sua maioria, tem componentes tóxicos que podem ocasionar a morte dos animais.


Para os donos de gatos, tenham muito cuidado, pois estes bichinhos são extremamente sensíveis e costumam apresentar intolerância a quase todos os remédios humanos. Na maioria das vezes, se o remédio for bem administrado, com um veterinário indicando a dosagem correta, este ajuda a curar o cachorro, porém tenha cuidado se você verificar que o gato tem os mesmos sintomas que o cachorro, além da intolerância dos gatos quanto à remédios não indicados a eles, existe a diferença de tamanho e peso e você pode exagerar na dose e acabar matando o felino.
A seguir, uma lista dos medicamentos que podem fazer mal ao seu animal de estimação:
MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA CACHORROS:
§  Diclofenaco de potássio, mais conhecido como o Antinflamatorio Cataflan.
§  Diclofenaco sódico ou Voltaren
Fique atento para a grande maioria dos anti-inflamatórios de uso humano.
§  Piridium.

MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA GATOS:
§  Ácido acetilsalicílico, a famosa aspirina;
§  Paracetamol, muito conhecido por Tylenol:
§  Pseudoefedrina, o Claritin, Tylenol Sinus e Loratadina;
§  Salicilato de Bismuto – Pepto Bismol, Peptozil;
§  Iboprofeno – Advil;
§  Piroxican – Feldene, Inflamene;
§  Enema de Fosfato – Fleet Enema;
§  Xampu a base de Alcatrão – Sebotrat -O, Ionil T, Politar;
§  Xampu com Benzoato de Benzila Acarsan;
§  Xampu com Ácido salicílico;
§  Xampu com Sulfeto de Selênio;
§  Peroxido de Benzoila – usar com cautela;
§  Piretróide – Antiparasitário como Butox;
§  Levamisol – Ascaridil;
§  Azatioprina – Imuram;
§  Piridium –
§  Diclofenaco potássio – Cataflan;
§ Diclofenaco sódico – Voltaren

OUTROS MEDICAMENTOS NÃO RECOMENDADOS PARA ANIMAIS:

  §  Antidepressivos:
      Nos cães e gatos estes medicamentos podem levar à letargia, vómitos e até à síndrome da serotonina, que pode ser fatal.
§  Vitamina D e derivados
Os cães e gatos são particularmente sensíveis a fármacos com vitamina D ou calciferol. Quando ingeridos podem levar a picos de cálcio no sangue dos animais que provocam vómitos, perda de apetite, falha de rins nas 24 horas após a exposição.
§  Baclofeno
Este princípio ativo usado em medicamentos para o relaxamento muscular pode interferir no sistema nervoso central dos animais, causando desorientação, ataques, coma e mesmo a morte.
§  Metilfenidato
Nos cães e gatos, os medicamentos produzidos com metilfenidato agem como estimulantes elevando o ritmo cardíaco, pressão sanguínea e temperatura, podendo causar ataques.

Estes são alguns dos fármacos mais perigosos para os cães e gatos. Existem outros medicamentos tóxicos para os animais que não foram listados. Por isso não dê qualquer medicamento ao seu animal sem antes consultar um veterinário. 


Quando seu animalzinho apresentar algum sintoma de doença, seja ela qual for, tenha calma, ligue para o veterinário, ou se puder, leve-o imediatamente à uma emergência. Lembre-se: nada de dar remédios de humanos aos animais, uma pequena dosagem pode ocasionar a morte do animal em pouquíssimo tempo.
Outro cuidado que se deve ter é: Nunca administre um remédio de cachorros em gatos, e o contrário também é valido. Claro que há casos que o remédio serve para os dois tipos de animais, mas em dosagens diferentes, então fique atento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIOMETRA: O QUE É E COMO TRATAR

Essa palavra assusta muitos donos de cadelas e gatas pelo mundo todo. É uma doença grave? Sim. A fêmea corre riscos? Sim. A única forma de prevenir a Piometra é castrando o animal. O que é Piometra? A Piometra é uma doença causada por uma infecção bacteriana dentro do útero de cadelas e gatas. Ocorre geralmente durante o diestro, fase do ciclo ovariano dominada pelo hormônio progesterona. A progesterona é o hormônio feminino que atua para manter a prenhez, portando, todas as cadelas normais estão naturalmente expostas a concentrações altas de progesterona de 9 a 12 semanas após o estro (“cio”) . A doença pode acontecer em cadelas com mais de 5 anos e também pode acometer cadelas mais novas que estejam em situação de pós-parto, aborto, após aplicação de medicações para induzir o aborto, pós-cruza e principalmente quando se faz uso do anticoncepcional. Esses fatores também são os causadores da Piometra nas gatas . Como as fêmeas castradas tem seu útero removido, elas não correm ...

ENVENENAMENTO DE ANIMAIS: O QUE FAZER

Envenenamento em cães e gatos é coisa séria e infelizmente, muitas pessoas ainda têm tamanha maldade e acabam deixando venenos espalhados por aí com a única intenção de envenenar e matar cães e gatos. Por isso, evite deixar seu pet à solta para que ele não corra riscos como esses. Não é raro um animal doméstico (cão,   gato, etc.) ingerir um produto que possa causar-lhes   intoxicação. São inúmeros os produtos de uso doméstico que são tóxicos para seu pet. Entre os mais comuns estão: bebidas alcoólicas, amônia, água sanitária,   chocolates , detergentes, fertilizante, lustra-móveis, medicamentos humanos, plantas venenosas, etc. Apesar de todos os cuidados que temos em casa, há ainda os perigos externos e os casos de envenenamento devido ao uso irresponsável de   raticidas. Alguns venenos são potencialmente ou inevitavelmente mortais; outros podem causar danos variáveis e deixar sequelas graves. Os efeitos dos venenos sobre o organismo dependem da dose inge...

NÃO COMPRE, ADOTE!